O debt capital market (DCM) representa o mercado de crédito, também conhecido como títulos de renda fixa. Esse mercado é muito utilizado por empresas e governos para captar recursos para o financiamento de suas atividades e de investimentos. Essa prática é necessária quando uma empresa identifica a necessidade de dinheiro, não apenas para realizar endividamento, mas também para captação de recursos para o desenvolvimento de novos projetos que a empresa julgue ter um retorno atrativo.
No caso das empresas, o formato mais comum de captação é através da emissão de debêntures, títulos de dívida, geralmente de médio e longo prazo, que possuem como remuneração aos investidores uma taxa definida acrescida de um indexador variável, que costuma ser a SELIC ou IPCA.
Por ser uma operação de crédito, o investidor deve monitorar os riscos de um default (calote). As debêntures geralmente possuem uma classificação de risco emitida por uma agência de rating¸ empresa responsável por analisar as condições da empresa em honrar com seus compromissos financeiros. As debêntures passam por reclassificação de risco, geralmente anual, em que a rentabilidade da operação pode ser alterada, para cima, caso o risco aumente, ou para baixo, caso o risco de crédito diminua.