Insights / Blog

24/10/2023

Big Data, o segredo para a melhor tomada de decisão na sua empresa

O Big Data pode ser definido por cinco princípios: volume, variabilidade, velocidade, variedade e complexidade. Cinco formas que unidas representam uma maneira de lidar com a grande quantidade de dados produzidos em nossa época.

É inegável que, como cada vez mais as empresas estão produzindo mais dados, sistemas como o Big Data são fundamentais para tornar essas informações úteis para melhorar o desempenho da companhia.

Uma empresa que não utiliza essa ferramenta, ou que não a conhece, está perdendo a oportunidade de obter melhores resultados. Inclusive, de competir de forma eficiente com os seus concorrentes.

Por isso, sabendo da importância desse sistema para a gestão das empresas. Neste texto, nós resolvemos separar alguns dos principais motivos do porquê é importante utilizar o Big Data. Entenda.

 

Como o Big Data ajuda a empresa na tomada de decisão?

Uma coisa importante a se considerar sobre o Big Data é que é impossível utilizar esse sistema sem a tecnologia. Aliás, o investimento em ferramentas tecnológicas de coleta e análise de dados é fundamental para aplicar, na prática, o Big Data. Esse é um fator que a gestão deve se atentar, visto que hoje isso se aplica a todo e qualquer segmento e independe do tamanho da empresa, no que diz respeito à geração de valor no médio e longo prazo.

Dito isso, vamos conhecer algumas das formas como ele pode ajudar na tomada de decisões. Confira.

Informações objetivas e claras

Trazer o Big Data para a sua empresa causará uma revolução na maneira como a gestão lida com a produção de dados. De fato, quando pensamos em grande volume de informações, não é difícil associá-los ao Big Data.

Entretanto, mais do que auxiliar a guardar os dados, esse sistema será capaz de transformá-los em algo realmente útil para o empreendimento. A capacidade de análise que esse sistema traz é imensa. Vamos para um exemplo mais prático.

Imagine as redes sociais de uma grande empresa de cosméticos, as interações dela são inúmeras. Milhares de clientes comentando, compartilhando, fazendo perguntas etc. Para o departamento de marketing da companhia, apenas coletar essas informações não é o suficiente.

É preciso de um sistema que seja capaz de verificar esses dados, classificá-los e filtrá-los para que a empresa tenha informações relevantes para definir próximas estratégias. Com o Big Data isso é possível.

Mais produtividade dos colaboradores

Não só a produtividade como o desempenho dos funcionários passam por uma intensa transformação com a utilização do Big Data. Imagine poder capturar um grande volume de informações rapidamente e, ainda, analisá-las em tempo real de forma automatizada.

Claro que a ajuda de softwares especializados em gestão serão muito úteis nesse processo, o que garantirá à sua empresa que os colaboradores possam cuidar de assuntos mais importantes, dedicando-se às funções que realmente necessitam de reflexão e que não são tão automatizadas.

 

Otimizar tempo

Sejamos sinceros, algumas atividades manuais são bastante desnecessárias e geram uma perda de tempo muito grande. Não é incomum que a gestão perca horas consultando sites ou outras fontes para encontrar dados, mesmo com a existência de um sistema tão competente como o Big Data.

Uma estrutura capaz não só de capturar mais dados do que um colaborador poderia, como também auxiliar na análise e filtragem dessas informações, de forma que a empresa possa ter um acervo grande de dados úteis para a tomada de suas decisões e, ainda, gerar eficiência ao operacional do seu negócio, podendo destinar a energia de sua equipe a outras demandas.

 

Menos custos

Ir atrás de dados de forma manual, sejamos francos, é uma tarefa que dá muito trabalho. Para piorar, supomos que um gestor tenha que realizar essa função, ele ainda precisará de um assistente para ajudá-lo, o que significa um custo adicional.

Dependendo do tipo de empresa e o quanto de dados ela produz, pode ser até necessário mover uma equipe inteira para essa atividade, ou seja, mais gastos. A tecnologia está aí não só para fazer tudo o que fazemos mais rápido e prático, como também para ajudar a economizar.

Com o Big Data, não será necessário uma equipe para realizar a coleta de dados. Apenas uma pessoa coordenando o sistema já será o suficiente para capturar, analisar e repassar essas informações, oferecendo o mesmo resultado com um gasto mínimo.

 

Decisões mais acertadas

Uma das grandes vantagens de usar ferramentas que se baseiam no Big Data é que, além da captura de dados potencializada, é a grande capacidade que isso traz para a empresa na hora de fazer previsões. Imagine criar uma campanha e, pelas informações já coletadas de seus clientes, antecipar tendências e oportunidades.

Não é exatamente prever o futuro, é claro que imprevistos ocorrem, afinal, estamos lidando com pessoas e não máquinas. Mas é possível antecipar alguns comportamentos justamente por ter analisado dados anteriores, inclusive, de antigas campanhas. Dessa maneira, tomar decisões será um processo muito mais eficiente, visto que a empresa já conhece o possível impacto das ações.

 

O Big Data como forma de alcançar o futuro

É inevitável olhar para um sistema como Big Data e não ver como ele é a resposta para o futuro. Essa ferramenta é uma das chaves para que qualquer companhia seja capaz de formar a sua própria base de dados estruturados, de forma a obter um guia para as suas ações e ser capaz de estar mais qualificada para competir com os seus concorrentes.

Além disso, ele é mais uma das provas de como velhos padrões devem ser deixados para trás. É o momento de utilizar os dados de maneira mais estruturada, assim, a empresa poderá diminuir seus erros e ter mais chances de crescer e ter uma vida-longa no mercado, uma vez que ela passa a maximizar o conhecimento sobre seu público e a sua atuação, fortalecendo assim um posicionamento estratégico.

Ao chegar até aqui, nós vimos como o Big Data é um sistema fundamental para qualquer negócio. Hoje em dia, é extremamente difícil ser uma companhia competitiva e que consegue realizar suas atividades de forma eficiente sem se basear em um sistema de dados.

Afinal, estamos constantemente sendo bombardeados por informações, não utilizá-las para obter melhorias é um grande desperdício. Por isso, é muito importante considerar utilizar o Big Data nos processos da empresa.

Temos certeza de que este texto esclareceu bastante alguns pontos sobre o Big Data e suas vantagens para a tomada de decisões. Gostou do nosso post? Então não esqueça de compartilhá-lo.