Insights / Blog

18/09/2023

NASDAQ: confira as vantagens para empresas de tecnologia

Apesar de ser uma das maiores bolsas de valores do mundo, existem muitas dúvidas a respeito do que é a NASDAQ, quais tipos de ações ela transaciona e também quais as diferenças dessa bolsa para outras, como a NYSE, por exemplo.

Explicaremos, agora, o que é a NASDAQ e suas principais características, pontuando suas principais diferenças para outras bolsas de valores e também explicando porque é importante contar com uma parceria especializada na abertura de mercado. Confira as informações abaixo e tenha uma ótima leitura!

Entenda o que é a NASDAQ

A NASDAQ (sigla de National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma das mais importantes bolsas de valores do Estados Unidos e do mundo, sendo especializada, principalmente, na negociação de ações de grandes empresas de tecnologia.

Ela é avaliada como a segunda maior bolsa de valores de todo o mundo, se considerado o valor de mercado e, assim como a NYSE, que muitas vezes é considerada uma rival da NASDAQ, também está situada na cidade de Nova York.

Mesmo com valor de mercado menor que a NYSE, a NASDAQ possui um volume maior de operações realizadas por dia, chegando a ter mais que o dobro de operações realizadas em um dia típico de negociações.

Fundada em 1971 e nascida da necessidade de contar com mais transparência nas negociações para um setor tão fora do tradicional das bolsas de valores, como o de tecnologia, a NASDAQ surgiu com a promessa de modernizar o mercado de capitais dos Estados Unidos e do mundo.

Veja as diferenças entre a NASDAQ e outras bolsas

A NASDAQ se diferencia de outras bolsas, como a NYSE, em uma série de aspectos, abrangendo tanto os métodos de negociação quanto os sistemas operacionais. Na Nasdaq, por exemplo, todas as negociações são realizadas por meio de um sistema de negociação eletrônico automatizado, quebrando o estereótipo de gritaria na negociação de ações.

Outro ponto que diferencia a NASDAQ das outras bolsas é a concentração de empresas de tecnologia negociadas pela bolsa. Em razão de sua proposta diferenciada desde o surgimento, ela é conhecida por abrigar as principais empresas de tecnologia do mundo. Exemplos dessas grandes empresas são Google, Facebook, Uber, Paypal, dentre outras dos setores de eletrônica, informática, biotecnologia, saúde e telecomunicações que também possuem suas ações negociadas nesse mercado.

A NASDAQ ganhou destaque ao negociar as ações da empresa Apple, fundada por Steve Jobs em 1976. A empresa, que continua sendo uma das ações mais negociadas e valorizadas da bolsa americana, foi a primeira empresa americana na história a atingir o valor de US$ 1 trilhão, ultrapassando outras blue chips como Google, Facebook e Microsoft.

Os diversos setores presentes na NASDAQ

Assim como mencionado anteriormente, são negociados na NASDAQ um grande volume de empresas, especialmente as do setor de tecnologia. Apesar dos ramos de atuação e de foco dessas empresas ser bastante diverso, praticamente todas as empresas do NASDAQ 100, índice das 100 maiores empresas negociadas, tem algum tipo de relação com a tecnologia, seja em seu núcleo de negócio, na estrutura de suas operações ou na aplicação dos serviços oferecidos.

Dentre as 100 principais empresas negociadas na NASDAQ 100 em 2018, dezesseis por cento eram compostos por empresas de tecnologia; onze por cento por empresas de internet; treze por cento de empresas no ramo de semicondutores; 10 por cento no ramo de saúde; 8 por cento de biotecnologia, enquanto os 42% restantes eram empresas farmacêuticas, de softwares, de telecomunicações, de varejo, dentre outros setores.

Vale destacar ainda que o índice NASDAQ 100 negocia apenas ações de empresas não-financeiras cotadas na bolsa, incluindo um vasto leque de indústrias, como comunicação social, tecnologia, internet, saúde, beleza, biotecnologia, produção de cinema e muitos outros.

Outro ponto que merece destaque a respeito da bolsa é que ela negocia ações de empresas de uma grande variedade de nações, sendo a principal escolha para empresas de pequeno e médio porte que desejam abrir seu capital para investimento. Como exemplo, podemos citar a XP Investimentos, que escolheu a NASDAQ para realizar o seu IPO.

A bolha das “.com” e a NASDAQ

A NASDAQ ganhou muita visibilidade nos noticiários financeiros entre os anos 1997 e 2000, quando surgiram diversas empresas “.com”. Em um período que ficou conhecido como a bolha das “.com”, referência ao domínio da internet, houve um crescimento recorde dos índices das ações negociadas nesse mercado.

O período de grandes altas, que culminou com uma severa queda posteriormente, aconteceu pela aposta de grandes empresas de consultoria financeira que incentivaram o investimento nas empresas voltadas aos negócios online.

No entanto, muitas das empresas que receberam grandes investimentos e que inflacionaram o mercado, hoje percebida como uma inflação indevida, não justificavam os valores negociados, levando ao que se chamou de “estouro da bolha das empresas .com”. Nessa ocasião, o mercado finalmente se deu conta do problema, fazendo com que as empresas indevidamente valorizadas perdessem rapidamente o valor de mercado e “derretessem” diversos papéis do índice.

Saiba porque contar com uma parceria especializada na abertura de mercado

Pelas particularidades e exigências para a abertura de mercado em uma bolsa de valores, como a NASDAQ, sua empresa pode sentir dificuldade para se estruturar e se preparar adequadamente para esse importante processo.

No entanto, com o suporte de uma consultoria especializada nesse tipo de processo empresarial, como a Zahav Capital, é possível ter mais segurança para essa decisão. Além da capacidade técnica para tal processo, esse suporte acelera cada uma das etapas até a abertura.

Especializada em serviços financeiros, como fusão e aquisição, expansão, liquidação de ativos, Real Estate, Venture Capital e no Mercado de Capitais, a Zahav Capital oferece o suporte necessário para que a empresa possa realizar a abertura de mercado de forma bem-sucedida.

O que você achou de entender melhor o que é a NASDAQ, quais são as suas particularidades, as diferenças entre a NASDAQ e outras bolsas, especialmente para as empresas de tecnologia e também mais detalhes sobre ela? Se você está buscando suporte especializado em serviços financeiros, como a abertura de mercado, entre em contato conosco!